IVAR é a sigla pra Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, um indicador econômico, lançado oficialmente pela FGV em janeiro de 2022.

Tem como objetivo medir a evolução dos valores de aluguéis de imóveis residenciais no Brasil e aplicar reajustes nos valores dos contratos de locação.

Qual a base de cálculo do IVAR?

Para calcular o índice, a FGV baseia-se nos valores praticados nos contratos de aluguel de imóveis residenciais nas seguintes capitais do país: São Paulo; Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Porto Alegre, obtidos pela instituição através de parcerias firmadas com algumas empresas administradoras de imóveis.

O índice é consolidado e publicado mensalmente, considerando os valores entre o primeiro e o último dia de cada mês, levando em conta o valor de novos contratos, e os reajustes de contratos já existentes, além das características dos imóveis.

No site, https://brasilindicadores.com.br/ivar/ , é possível consultar os valores do IVAR, tendo acesso ao seu histórico desde janeiro de 2019.

Quais os índices utilizados?

Atualmente, os índices mais utilizados como fator de reajuste são o IGP-M, e o IPCA, usados também para medir a inflação de outros serviços ou produtos, sendo assim, influenciados por outras áreas, o que acaba gerando mais chance de resultar em preços mais altos.

Qual o índice melhor para usar?

Para escolher o melhor índice, o ideal é avaliar a diferença entre as bases de cálculo entre os três, e assim locatários e locadores, decidirem o mais adequado para adotar na celebração dos contratos de aluguel.

Em comparação com os três, o IVAR é o que apresenta melhores resultados, até por ser baseado em dados apenas do mercado imobiliário e contar com dados do próprio segmento, fugindo assim, das oscilações de outras áreas.

Por outro lado, por ser um índice que começou a ser utilizado recentemente, é recomendado cautela no seu uso e acompanhamento dos seus efeitos a longo prazo. Além de se atentar ao fato de que apenas 4 capitais são utilizadas para o cálculo, o que não abrange todo o Brasil.

Mas com certeza, por suas vantagens e atuais resultados, se apresenta como um forte candidato para assumir esse setor, ainda mais se tiver uma ampla adoção.